quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Notícias do blog da Miriam Leitão.

Até ela tá ficando com medinho...pede pra sair!!!

----------------------------------

Mercado vive euforia, mas devemos colocar barbas de molho

O mercado financeiro teve ontem um dia de euforia, com alta na Bovespa e em outras Bolsas pelo mundo. Existem, no entanto, razões pontuais para essa euforia. Isso significa que a crise acabou? Eu acho que não.

Os bancos ainda não limparam os ativos podres que tinham em carteira e não houve nova regulamentação do setor financeiro para evitar no futuro a repetição do erro que levou à crise. Obama não conseguiu aprovar as novas regras, a Europa também não avançou na questão da regulação.

Outro sinal de que a crise não acabou: a economia americana ainda está em um patamar muito menor que estava antes da crise. Não é mais a locomotiva que foi no passado. E existe ainda o risco de bolha na China. É bom colocar as barbas de molho.

Os mercados comemoram porque aquele primeiro cenário de uma grande crise, como de 1929, não se concretizou. Esse risco foi afastado porque os governos aumentaram muitos os gastos, o que contratou um problema para próximos anos. Vamos falar muito nos próximos anos sobre os déficits dos países.

Nenhum comentário: