quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ainda falando do sistema de saúde norte-americano

Fica a dica aí:

Sinopse: Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

http://www.adorocinema.com/filmes/sos-saude/

2 comentários:

Jean disse...

Edinaldo,

Na boa, o filme tem razão em alguns pontos... em outros eu discordo.

Moro no Canadá e sei como o sistema de saúde funciona e nem de longe o sistema é eficiente. O que posso dizer é que o sistema é JUSTO PARA TODOS, pois seja voce rico ou pobre, voce será atendido e terá acesso a todas as tecnologias disponiveis. Aqui não existe planos de saude privados. É o governo que banca todo sistema de saude do país.

Entretanto, aqui em Toronto para voce fazer um exame de rotina tipo ecocardiograma, a espera pode levar 4 meses. Um amigo meu teve que esperar 6 meses para fazer uma endoscopia. Um dia antes de ele fazer o exame, a clinica ligou para confirmar o horário e ele nem se lembrava mais disso, pois o problema já havia passado.

Nas outras provincias do Canada o sistema pode ser um pouco melhor e em outras pior do que aqui... na média é a mesma coisa...

Essa é uma das poucas coisas que realmente o Brasil está na frente do Canadá (na minha visão, o que não pode ser a mesma de outros leitores).

O povo daqui acha ridiculo o exemplo Canadense que o sr. Moore usou no filme.

Na minha opinião, quem tem um plano de saúde razoavel ai no Brasil não tem do que reclamar, pois tem acesso a tecnologias relativamente novas e pode fazer exames muito rapidamente. Quando eu sai do Brasil para morar aqui achei que teria um sistema de saude similar ao dai. Mas não é não. A única vantagem daqui é ser de graça.

Bom, a minha mensagem é : Não acredite em tudo que lhe dizem, pois pode não ser exatamente do jeito que realmente é.

De qualquer forma, vale a pena assistir o filme.

Parabéns pelo blog. Tenho tirado muitas informações importantes daqui.

[]s

Edinaldo Oliveira disse...

Jean,

Primeiramente muito obrigado pela sua visita.

Em segundo lugar, obrigado por suas palavras, foram de extrema importância para o esclarecimento dos fatos. Evidentemente, como você falou, apenas aproveitamos alguns dados interessantes do filme, outros relevamos.

Espero poder contar sempre com sua visita, e sempre que quiser, pode contar com o espaço para divulgar informações.

Abraços,

Edinaldo Junior