quinta-feira, 14 de maio de 2009

Colunistas || Temporada de rallyes !

Nos Estados Unidos, o início de cada ano é sempre marcado pela conhecida “temporada de tornados”. Condições climáticas muito específicas geram uma verdadeira avalanche de tornados no interior do pais. Eles caem dos céus às centenas e fazem um tremendo estrago.

Este ano, após a passagem da tenebrosa crise financeira internacional, que fez tanto estrago nas finanças americanas quanto a temporada de tornados fez nas cidades e nos campos, parece que o mercado brasileiro de ações também foi atingido por movimentos tempestuosos nos preços. Felizmente, o sentido desses movimentos agora é benéfico.

Diversos papéis apresentaram, nos últimos 60 dias, rallyes espetaculares (como não víamos há muito tempo). Essa repentina onda de euforia até nos faz esquecer, por algum tempo, que estamos vivendo o que pode vir a ser uma das maiores crises deste século.
Enquanto assistimos ao que parece ser a ressurreição do Ibovespa (que no último mês assumiu um compassado canal de alta e agora atinge seu record no ano), vemos papéis como PLAS3, LAME4, HGTX3, ESTC3, JFEN3, MARI3, BISA3, KROT11, MULT3, PMAM3 e SDIA4 (entre outros) descrevendo suntuosos movimentos de alta, que apresentam valorizações entre 30% e 250%.

E esta não parece ser uma tendência somente para os papéis de segunda linha. Mesmo as blue chips mais cobiçadas do mercado (PETR4 e VALE5) apresentaram rentabilidade superior a 20% nos últimos 60 dias. O mercado de opções de compra desses papéis tem vivido momentos de intensa efervescência e propiciado altos lucros aos traders dispostos a enfrentar as turbulentas águas desse mercado.

Resta-nos saber se essa euforia toda conseguirá se sustentar por muito tempo. De qualquer forma, quem tiver uma “prancha” e disposição para encarar “grandes ondas” como essas, que se lance ao mar!
-----------------

Carlos Alberto Debastiani é empresário, investidor e autor dos livros “Candlestick”, “Análise Técnica de Ações” e “Avaliando Empresas, Investindo em Ações”.

Nenhum comentário: