quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como está sua saúde financeira - Parte 03

Neste artigo iremos falar sobre a situação do "ENDIVIDADO".

Este deve entre 71% e 100% do que ganha, ou seja, seu dinheiro nem passa pelo seu bolso, vai direto para os credores.

Vale lembrar que é um enganor pensar que esta situação só acontença com quem recebe um salário mínimo. Independe de quanto você ganha para chegar à situação de endividado. Por exemplo: existem pessoas que de ricos so têm a aparência, quando na verdade vivem endividados e realizam diversas manobras para driblar as situações e não se deixarem pegar (ser descoberto que na verdade ostentam o que não podem).

Lembre-se: uma pessoa que ganha 1 ou 2 salários mínimos podem ter sua renda inteiramente descomprometida, podendo alcançar a situação de estável, ou podem ter idêntico ganho e tê-la totalmente comprometida, ou seja, ser um endividado, portanto o que define sua situação é o percentual de comprometimento da sua renda.

Quanto mais se acentua o percentual comprometido, mais se acentua sua perda de qualidade de vida, e acontecem situações como:

- filhos são obrigados a sair da escola ou buscar o ensino público;
- renúncia às atividades de lazer prediletas;
- busca de outro imóvel residencial de aluguel mais barato;
- troca de carro mais novo por um mais velho, e assim por diante.

O endividado vive em sufoco permanente, e esta situação pode começar a ocorrer por perda do emprego, iniciativas comerciais sem prévio conhecimento do ramo, concorrência, rebaixamento salarial, vício, gastos inesperados, compras desnecessárias, etc.

A vida do endividado se torna um corre-corre desenfreado, é o sujeito que no final do dinheiro, sobra mês, que só liquida uma dívida se contrair outra.

E é esta situação, que se não for contornada, pode levar você à situação de INSOLVENTE.

INSOLVENTE é aquela pessoa que tem dívidas superiores à sua capacidade de pagamento. Suas dívidas representam mais de 100% do que ganha, logo não tem como pagar o que deve. O insolvente deixa, para sempre, seu nome nos registros de proteção ao crédito, ele é considerado um "mau pagador" ou o famoso "caloteiro".

A insolvência se não for remediada, representa o fim de um ciclo, que irremediavelmente estourou nas costas de alguém, pois sempre existem perdedores.

Se alguém chegar ao ponto de insolvência financeira não terá mais como ser resgatado? Talvez sim, talvez não, tudo vai depender da força de vontade para sair desta situação, bem como a utilização de métodos financeiros eficazes para a solução de dívidas.

Que tal você verificar em qual perfil você se encontra? No próximo artigo irei preparar algumas planilhas para você verificarem qual sua atual situação.

Abraços, e até o próximo artigo.

Adm. Edinaldo R. de Oliveira Junior
CRA/PE: 7521
edinaldo.junior@ig.com.br

Nenhum comentário: